quinta-feira, 19 de abril de 2012

Historiadora e fotógrafa lança livro sobre a Arquitetura e História de Iguatu


Emoção e nostalgia foi por esses dois sentimentos que se resumiu o lançamento do livro “O Conciso Inventário do Patrimônio Arquitetônico de Iguatu”, por todos que se fizeram presentes no evento, realizado no Teatro do SESC Iguatu, na noite desta quinta-feira, 24. A obra da fotógrafa e historiadora Gardevânia Farias, que realizou um trabalho de pesquisa por mais de 15 anos.

O evento aberto à comunidade, contou ainda com presenças de autoridades politicas, empresariado, e personalidades da sociedade iguatuense. A obra que tem como proposta transmitir por meio da imagem e da catalogação registrada, conscientizar o leitor para a importância da preservação, além de estabelecer um elo entre o passado e os prédios históricos ainda existentes na cidade de Iguatu.

A obra é divida em três partes na primeira se evidenciam os prédios, casas e casarões da cidade ainda existentes, no segundo trecho denominado pela autora In memoriam é resgatada uma série de imagens do patrimônio arquitetônico, composta por um rico acervo iconográfico. No terceiro um artigo foi feito inteiramente dedicado a Igreja Matiz de Senhora Sant’Ana o único bem que tem sua fachada e portas tombado pelo IPHAN .

Gardevânia Farias falou do momento da responsabilidade em poder registrar e manter a memória de uma história de um município como Iguatu. “Espero que o livro toque e sensibilize os leitores. O material é riquíssimo feito com uma sensibilidade no olhar, e pretende ainda buscar uma conservação individual de cada um de seus habitantes.” ressaltou a fotógrafa e historiadora.

Um pouco sobre seu trabalho
A autora iniciou os estudos no campo da fotografia em 1993 em Fortaleza onde participou de cursos promovidos pela Casa Amarela, SENAC, Instituto Dragão do Mar, mais especificamente em Fotografia Laboratorista, Fotojornalismo, Fotografia em Vídeo, Fotografia Digital e Iluminação em Estúdio Fotográfico. Conheceu o renomado fotógrafo e restaurador Júlio Santos, dado o seu interesse e pesquisa na área da iconografia, a partir de então, deu início ao trabalho de restauração manual de fotos do acervo que vinha compondo da cidade de Iguatu.

Em 1999 trabalhou como fotojornalista na Sucursal do Jornal Diário do Nordeste em Iguatu/CE, por conta disso, no início do ano de 2000, fez em São Paulo, um estágio no jornal O Estadão, onde entrou em contato com profissionais da área, que garantiram o aperfeiçoamento de suas técnicas, é nesse contexto, que aprimora toda a concepção do seu trabalho de resgate histórico.

O Livro custará R$ 35,00 e serão vendidos na Livraria SADARA e bancas de revistas da cidade.
Fonte: Iguatu.net

Nenhum comentário: