quinta-feira, 19 de abril de 2012

Gardevânia Farias, fotógrafa e historiadora, lança um ivro que resgata patrimônio de Iguatu


Cidade que é pólo da região Centro-Sul, Iguatu, ao longo do século passado registrou uma forte expansão comercial após a chegada da ferrovia e optou por substituir antigos casarões e lojas em estilo eclético por edificações modernas, e nem sempre de bom gosto. O passado ficou nas lembranças dos moradores mais antigos, mas agora foi resgatado em forma de livro sob o título ‘O conciso inventário do patrimônio histórico e arquitetônico de Iguatu’ de autoria da historiadora e fotógrafa, Gardevânia Farias.

O livro foi lançado esta semana no auditório do Centro de Atividades do Sesc de Iguatu e vem obtendo ampla repercussão entre os leitores. A obra já se encontra à venda nas bancas e livrarias da cidade. Dividido em três partes, a publicação com capa dura e em papel couché fosco, apresenta bom acabamento e traz significativas fotos do patrimônio existente, inexistente e um recorte da antiga e atual Praça da Matriz de Senhora Sant’Ana, que no passado era denominado de Quadro.

O leitor encontrará em cada página imagens da memória do antigo núcleo urbano. Para a geração mais nova, surpresas. Para os que vivenciaram o passado não tão longínquo, até a década de 1970, recordações de um tempo nostálgico. “Eu queria que as pessoas soubessem e conhecessem sobre os casarões que existiram em nossa cidade”, disse a autora, Gardevânia Farias. “É preciso reconhecer a nossa história e com urgência passar a preservar os imóveis ainda existentes”.

Reportagem de Honório Barbosa
Publicado em 01/12/2011 -http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/tag/patrimonio/

Nenhum comentário: