quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fotógrafa Gardevânia Farias realiza exposição no SESC Iguatu

Denominado “Poesia para os seus olhos”, esse trabalho de tamanha beleza empreendido pela fotógrafa Gardevânia Farias, expressa a essência nas mais simples imagens da natureza que dia a dia passa despercebidamente por nossos olhos, mas que foi o ‘foco’ no olhar da fotógrafa.

Apesar de ser reconhecida como Fotógrafa Historiadora, Gardevânia passou a fotografar a natureza quando ela iniciou o curso de História. Por conta da faculdade faltou tempo para que ela pudesse registrar pontos históricos que na realidade é a sua expressão, então foi quando surgiu a idéia de passar a fotografar a natureza no precioso restinho de tempo que tinha.

“Essa temática exigiu de mim tanta sensibilidade, que exigiu dos meus sentidos até o meu ar. Tiveram fotos que eu cheguei até a prender a respiração por segundos para poder captar exatamente o que eu queria e essa experiência foi maravilhosa, foi divina! Quando eu fotografo é indivisível a minha cumplicidade com o tempo. Eu não costumo dizer muito isso, mas acho que nós fotógrafos somos como uma espécie de ‘Semi Deuses do Tempo’, pois a gente consegue com uma máquina parar e eternizar o momento e isso requer de nós muita responsabilidade e humildade, porque se da a perceber que nós não somos absolutos, o nosso olhar não é absoluto diante do mundo, mas com certeza é único”, disse a fotógrafa Gardevânia Farias ao Jornal O Popular.

Um pouco sobre seu trabalho:

Natural de Iguatu/CE, historiadora, iniciou os estudos no campo da fotografia em 1993 em Fortaleza onde participou de cursos promovidos pela Casa Amarela, SENAC, Instituto Dragão do Mar, mais especificamente em Fotografia Laboratorista, Fotojornalismo, Fotografia em Vídeo, Fotografia Digital e Iluminação em Estúdio Fotográfico. Conheceu o renomado fotógrafo e restaurador Júlio Santos, dado o seu interesse e pesquisa na área da iconografia, a partir de então, deu início ao trabalho de restauração manual de fotos do acervo que vinha compondo da cidade de Iguatu.

Em 1999 trabalhou como fotojornalista na Sucursal do Jornal Diário do Nordeste em Iguatu/CE, por conta disso, no início do ano de 2000, fez em São Paulo, um estágio no jornal O Estadão, onde entrou em contato com profissionais da área, que garantiram o aperfeiçoamento de suas técnicas, é nesse contexto, que aprimora toda a concepção do seu trabalho de resgate histórico.

Veja a matéria completa no Jornal O Popular do Ceará nas melhores bancas de Iguatu e Região.

http://iguatu.net/novo/wordpress/?p=13192

Nenhum comentário: